segunda-feira, 15 de julho de 2019

Cidade Perdida deus macaco não escondia apenas valiosos vestígios arqueológicos mas também uma rara biodiversidade.



Engana se quem acha que os maias foram os únicos povos que sumiram de repente da América Central. Na verdade nas profundezas da selva hondurenha de la a encontra se a cidade perdida do deus macaco também conhecida como Cidade Branca

Acredita se que ela tenha sido desabitada cerca de 600 anos só em 2012 expedições de antropólogos e arqueólogos descobriram partes de uma aldeia Maldonado naquela região.

 Os vestígios encontrados reuniam ruínas de praças pirâmides e uma série de peças artesanais feitas de pedra extremamente tecnológicas para a época. Ainda não se sabe porquê e como as pessoas desapareceram mas uma nova expedição comprovou que os vestígios arqueológicos não são a única riqueza da cidade perdida ela abriga várias espécies raras e únicas incluindo a espécie nunca antes catalogadas e até os considerados extintos.

Essa expedição reuniu uma equipe de cientistas liderada pelo Programa de Avaliação Rápida da ONG Conservation International em parceria com o governo de Honduras. O objetivo era entender a biodiversidade da área e ajudar o governo do país a desenvolver práticas e estratégias para protegê la.

Após três semanas na selva e cerca de dois anos de análise de material diversas espécies de insetos animais e plantas foram detectados incluindo grandes mamíferos como onças jaguatirica e jaguares.

O mais valioso disso tudo é que em nenhuma área do complexo a chamada Cidade da Onça os pesquisadores encontraram três espécies que haviam sido declaradas extintas. Elas são um morcego pálido não visto em Honduras há mais de 75 anos. A falsa coral de três cores extinta em 1965 que o besouro tigre que nunca vinha sido encontrado no país e que também se acreditava estar extinta


Nenhum comentário:

Postar um comentário